O manual, que pode ser eletrônico ou impresso, é criado pelos mesmos designers que criam os logos, onde está especificado os tamanhos, cores, fontes e restrições em relação à identidade. Qualquer alteração ou remoção de elementos feitos por outras pessoas pode prejudicar a identificação e reconhecimento da marca.
Criação e envio do Manual da Marca
A criação do documento é bastante complexa e detalhada, pois exige um alto grau de atenção e habilidade do designer. Geralmente os MIV’s são criados em programas para diagramação como o Adobe InDesign, o PageMaker ou até mesmo o Adobe Illustrator. Os documentos geralmente são enviados no formato PDF.
É ideal que seja incluído normas, recomendações, dimensões do logo, fontes utilizadas, cores (CMYK, RGB e Pantone), malha construtiva e aplicações em papelaria.
Vantagens de ter um MIV
Além de permitir uma maior segurança para a marca, o Manual de Identidade Visual possui outras vantagens, como por exemplo:
Aplicação
Traz as maneiras que são permitidas o uso do logotipo, com formatos, cores, fundos, impressões e, se necessário, os possíveis erros de aplicação da mesma.
Velocidade
A tarefa de efetuar mudanças, como alteração de fundo, fica bem mais rápida e prática com o MIV.
Economia
Como diversos erros são evitados, tanto na impressão quanto na aplicação, se poupa tempo e dinheiro.
Conceito do logotipo
No MIV são expressos o conceito da criação da marca, o motivo das cores e também o significado dos símbolos escolhidos. Desse jeito fica muito mais fácil fazer suas imagens e tê-las compreendidas, pois você é familiarizado com a ideia que está tentando passar.
Escala cromática
Com essa ferramenta pré-definida, a gráfica pode garantir fidelidade na impressão de seus materiais.
Tipologia
Do mesmo jeito que funciona com as cores, se você escolhe uma seleção especifica de fontes, que identificam a sua marca, você garante fidelidade e valorização no nome da sua empresa.
Materiais de divulgação
O MIV pode possuir um espaço para os materiais de divulgação, assim mantendo um padrão em todos eles. Alguns exemplos são canetas, adesivos, calendários, cartões de visita, folhas timbradas, envelopes, etc..