As redes sociais estão mais em alta do que nunca, com cada vez mais usuários e acesso. E no meio desse mar gigantesco de gente, como eu posso atrair e captar novos clientes?
Descubra agora as principais redes sociais para empresas
Saiba como utilizá-las na sua estratégia de marketing digital.
Linkedin
Linkedin é a rede social dos negócios. Lá se encontra empresas, investidores, estudantes, contratantes, novos funcionários e até clientes.
A rede social permite você criar um perfil para sua empresa, para fazer networking, desenvolver parcerias, encontrar investidores ou procurar novos funcionários. É possível divulgar processos seletivos para vagas na sua empresa através de grupos e do seu feed.
O Linkedin também oferece que seus funcionários recomendem sua empresa como um bom lugar para trabalhar e clientes manifestem sua satisfação com seus produtos e serviços.
O site também possui gráficos e estatísticas para análise de visitas no seu perfil.
Facebook
Conhecido por ser a rede social MAIS usada em todo o mundo, o Facebook possui um amplo espaço para crescer o investimento de marketing e divulgar a sua empresa com imagens, promoções, eventos e destaques.
Criando uma página para sua empresa você pode inserir o endereço, horário de trabalho e telefones para contato. Seus clientes e pessoas interessadas podem curtir e compartilhar suas postagens e conteúdos, assim fazendo cada vez mais gente ter acesso aos seus serviços.
Dentro do Facebook os clientes podem avaliar sua empresa com até 5 estrelas, dando credibilidade para sua marca. Além disso, a comunicação com o cliente é muito facilitada, seja por comentários nas suas postagens, mensagens inbox (mensagens privadas na sua caixa de entrada) ou publicações na página (feitas por qualquer pessoa).
O Facebook permite impulsionar suas ofertas, eventos ou postagens, fazendo com que o alcance delas seja muito maior, virando patrocinados. Isso tem um investimento financeiro, obviamente, mas caso você saiba usar a ferramenta de uma maneira correta o retorno pode ser grande.
Ele também oferece gráficos e números para analisar as publicações que obtiveram mais sucesso, faixa etária média e localização dos curtidores, entre outros. É extremamente recomendado dominar essas ferramentas para poder descobrir qual o seu verdadeiro público-alvo.
Twitter
O Twitter é um microblog onde você pode publicar qualquer contéudo com até 140 caracteres, podendo anexar imagens, gifs, vídeos e até mesmo localização.
O twitter funciona com a ferramenta “seguir” que é onde as pessoas querem se manter atualizados na sua empresa irão clicar. Seus seguidores podem te enviar mentions, ou seja, te mencionar numa mensagem e fazer perguntas, comentários, elogios ou críticas. Ele também possui um sistema de mensagens inbox assim como o Facebook.
O principal recurso do Twitter é o uso de hashtags, que servem para promover campanhas, divulgar a marca e ter uma visibilidade ainda maior se você tiver oportunidade de aparecer nos Trending Topics*.
*Trending Topics são os assuntos mais falados do momento. Eles ganham uma visibilidade especial na página e podem ser regionais, locais e globais.
Instagram
O Instagram é a principal rede social de fotos do mundo. Você pode publicar seus produtos e serviços através de fotos e vídeos curtos de até 12 segundos para promover a sua marca.
Existe área para comentários, onde seu público poderá interagir com você e dar um feedback sobre seus serviços.
Com as hashtags você pode promover campanhas e aumentar a sua chance de ser descoberto por diversos públicos. O seu alcance vai aumentar bastante e é possível realizar sorteios através de hashtags.
Existem diversas outras redes sociais a serem exploradas como Youtube, Pinterest e Google+ mas abordar todas elas deixaria o texto cansativo e pesado. Aqui abordamos as PRINCIPAIS redes sociais em que a sua empresa pode crescer, divulgar seu produto e se destacar em meio a esse mar de informação. Com uma boa página bem administrada no Facebook, um Linkedin profissional onde suas novas parcerias e redes irão aumentar e se estabilizar, um Twitter com um bom fluxo de texto e uma boa conectividade com seu público e um Instagram com fotos bem produzidas e editadas de seus produtos e serviços você irá abranger e conquistar cada vez mais espaço no mercado de trabalho.