O que significa um site ser “responsivo”?
Sites responsivos são aqueles que se adequam a qualquer tamanho de tela em que forem visualizados e não apenas para celulares ou tablets, mas também para navegadores que não estejam com a tela maximizada (como no caso de usar 2 navegadores no mesmo monitor simultaneamente). Resumidamente, são sites que se encaixam na sua área de visualização.
Ok, mas qual a vantagem para o usuário?
O objetivo de um site responsivo é adequar-se a tela que o usuário está utilizando, eliminando a barra horizontal de rolagem, fazendo com que o site seja adaptado para ser usado apenas verticalmente.
Eu preciso atualizar meu site para responsivo?
Com certeza! A compatibilidade de um site com dispositivos mobile já é um fator de classificação decisivo nos resultados do Google. Além disso, a experiência que o usuário vai ter no seu site caso esteja usando um aparelho móvel será muito mais adequada se o site for optimizado.
E qual a diferença de um site mobile para um site responsivo?
A maioria das versões mobile dos sites que se encontram por aí são versões “capadas” dos sites originais, com um layout resumido e poucas imagens. Eles são assim porque a sua ideia original é ser carregado de uma maneira rápida e acessível para quem tem celulares mais simples.
Os sites responsivos são sites feitos para serem vistos em qualquer resolução sem perda de conteúdo ou necessidade de ampliar/diminuir a tela para melhor visualização. Já os sites mobile são sites especificamente feitos para celulares e que visam um carregamento rápido e layout simples. Atualmente com a quantidade de smartphones no mercado eles estão perdendo cada vez mais seu espaço para os responsivos. A tendência é que os sites cada vez mais se adaptem e entrem nesse “mundo responsivo”.