O Google Analytics é uma ferramenta gratuita e de fácil acesso para verificação das estatísticas de visitação do seu web site, e-commerce e blog. Atualmente é considerada a ferramenta mais utilizada para consultoria SEO. Seu objetivo principal não é apenas mostrar quantas pessoas visitaram o seu site, mas também de que forma os usuários se comportam nas diversas páginas e seções do mesmo e aí ajudá-lo a reformular os conteúdos deixando-os mais atrativo para o seu público alvo. O Analytics também apresenta o que está em alta em marketing online, auxiliando a criar uma nova estratégia.
Como funciona o Google Analytics?
É com base nas visitações do seu web site que o Google Analytics irá coletar as informações, assim podemos analisar se os visitantes estão tendo o comportamento esperado, conforme as respostas das campanhas de marketing digital, mas se o resultado for negativo podemos solucionar o problema com um novo conteúdo.
Ficarão disponíveis para você as informações referentes ao seu site, como publicidade, visitações, marketing, fontes de trafego, conteúdo, público alvo e etc. A forma como esses dados são apresentados pode ser visualizado através de um gráfico “visão geral”, que é apresentado por pontos e em cada ponto é a referência de um dia de visita, isso depende de como você preferiu configurar o seu calendário, estipulado por um determinado período de tempo, podendo ser por hora, diário, semanal ou mensal.
Taxa de rejeiçãoo de um web site
Também poderá ter aqueles usuários que o “rejeitaram”, ou seja, permaneceram no seu site por no máximo um minuto, é ai que entram as campanhas de marketing digital, com base no que for apresentado no gráfico, você poderá criar estratégias que façam com que o seu público alvo seja alcançado, mudar o conteúdo é uma delas.
Imagem meramente ilustrativa.