A palavra "market" em inglês significa mercado, somando ao verbo "to" e o final "ing" podemos interpretar este novo termo como disponibilizar nossos produtos ou serviços ao mercado e aos nossos clientes de forma eficaz.
Marketing digital trata-se da criação de um planejamento estratégico que tem como objetivo melhorar a comunicação entre o seu negócio e público-alvo, sendo que ambos devem se sentir satisfeitos com o resultado deste trabalho. Abaixo relacionamos os objetivos de um planejamento de marketing digital, de acordo com o seu tipo de negócio e o tipo de tecnologia escolhida pelo cliente.
Divulgação institucional ou Branding: Divulgar o negócio e engajar o público-alvo
Geração de leads: Informações de contato para prospecção de vendas
E-commerce: Venda de produtos
Suporte online: Ajudar consumidores ou usuários a encontrar informações úteis
Publicação de conteúdo: Exibir anúncios aos visitantes
A importância do Marketing Digital para seu negócio
Não é de hoje que a internet mudou nossas vidas, este fato se tornou mais evidente com a chegada dos smarthphones, que facilitaram o acesso a internet e principalmente na maneira como pesquisamos no Google, qualquer coisa que temos dúvida ou que nos perguntam e não sabemos responder prontamente falamos "Dá um Google". Há muitas informações que podemos pesquisar rapidamente como por exemplo rotas de trânsito, hospitais próximos, também podemos nos comunicar com familiares, amigos, contatos e clientes, sem falar outros tantos recursos e aplicativos que conhecemos.
Com o aumento do uso da internet tivemos muitas mudanças na comunicação com os clientes, agora precisamos ter um marketing digital eficiente e trabalhar para melhorar o posicionamento de palavras chave de seu interesse nas páginas de busca do Google.
Segundo fontes do IBGE cerca de 95,4 milhões de pessoas utilizam a internet, isso significa 54,4% da população utiliza a internet como meio de busca de informações e pesquisas.
A internet influencia no comércio brasileiro, tanto em lojas online ou física. Segundo uma pesquisa CCI (Center For Consumer Insight), quase metade das pessoas (cerca de 106 milhões de brasileiros), está conectada a internet e a utilizam como meio de compras, ou então pesquisam o melhor preço antes de fechar a compra.
Marketing Digital - Utilize esta ferramenta para posicionar seu negócio nas páginas de busca do Google
Já sabemos que seu clientes utilizam diariamente a internet para pesquisar informações relevantes e que seu negócio deverá estar no topo das buscas para ser encontrado por eles e assim ganhar visibilidade. Por isso o marketing digital atualmente é tratado como uma ferramenta estratégica obrigatória, ele posicionará seu negócio na internet, auxiliará a melhorar o rankeamento de seu site nas páginas de pesquisa do Google, melhorará a experiência dos usuários que navegam em seu site ou ainda será peça chave no planejamento estratégico digital.
Com a popularidade da internet, a televisão, outdoors, materiais impressos e rádio são menos impactantes e tem menos visibilidade, os meios digitais de comunicação são formas estratégicas mais econômicas e eficazes de se comunicar com seus clientes e aumentar sua receita.
Mas para isto você vai precisar melhorar sua presença online e o uso da otimização de site através de técnicas de SEO fará com o posicionamento de seu negócio fique em primeiro lugar nas buscas do Google.
Estratégias de marketing digital
Pesquisa
Estudar seu publico alvo, o que buscam em seu site.
Planejamento
Saber as palavras chave que o seu publico alvo está buscando no Google, isso também irá auxiliar na otimização SEO do site.
Produção
Buscar formas de se engajar com os usuários.
Publicação
A criação de conteúdo próprio será uma maneira de aumentar o engajamento, claro que temos que otimizar este conteúdo para SEO.
Promoção
Quando publicamos um novo conteúdo precisamos disponibilizar estas informações em várias plataformas como sitemaps, redes sociais e outros meios.
Propagação
Trata-se da criação de conteúdos relevantes que aumentam as conversões em web site.
Personalização
É a personalização de público-alvo, no marketing digital temos a possibilidade ao longo do tempo de compreender separadamente as necessidades de cada cliente, algo que maximiza a otimização de resultados.
Precisão
Análise de estatísticas e gráficos com o objetivo de melhorar a presença online do negócio.
Se tivermos um planejamento digital bem estruturado, pesquisas mercadológicas certeiras, somados a aplicação de técnicas eficientes de otimização SEO, que são alterações no código de seu site, o resultado certamente será positivo e os objetivos que foram descritos no inicialmente no projeto serão cumpridos.
A Monge Web conta com uma equipe de analistas, designers e programadores que te darão todo o suporte necessário, também temos a experiência de trabalhar em muitos projetos e o know-how para alavancar seu negócio nas pesquisas do Google, conte conosco para otimizar seu site e contribuir para o marketing digital de seu negócio.