Uma das coisas que mais seduz o cliente, além do botão de finalizar a compra, são as imagens dos produtos. E mesmo assim, muitas empresas ainda enfrentam dificuldades ao prepará-las com qualidade.
Em uma loja virtual, onde toda a compra é feita de forma visual, o consumidor não possui a mesma vantagem que tem em lojas físicas: experimentar o produto. Neste caso, o contato é limitado e se a fotografia não é bem destacada é muito provável que a venda não seja concluída.
Fotos são como um argumento de credibilidade visual, e uma fotografia bem produzida e elaborada valoriza o produto e tira qualquer dúvida que o cliente possa ter, pois sentirá mais confiança para finalizar a compra. Este é o momento que devemos nos colocar no lugar do cliente, pois a compra começa e termina com os olhos.
Além das imagens, um dos fatores que colaboram para um abandono de carrinho é a falta de informação do produto. Quanto mais detalhes tiver melhor será a experiência de compra.
Veja algumas dicas para melhorar suas fotos:
1. Desligue o Flash da câmera – A luz do flash é uma luz direta que, dependendo da iluminação do ambiente, pode gerar reflexos indesejados. Neste caso, prefira fotografar em ambientes claros e com maior entrada de luz.
2. Fundo branco é sempre a melhor opção – Fundo branco é mais eficaz, pois cria um foco sobre o produto, evitando distrações de outros elementos ou composições indesejadas. Além de facilitar o recorte da imagem, quando necessário, na pós-produção.
3. Mostre o produto com detalhes – O consumidor tem que receber o maior número de informações possíveis sobre o que está comprando. Fotos exclusivas são as melhores opções. Por exemplo, em um ensaio editorial, se o produto for um relógio, procure mostrá-lo no pulso de alguém.
4. Alta resolução – A quantidade varia de plataforma para plataforma, mas em geral, mantenha as imagens em 1000px e 72DPI’S.
5. Fotos 360º - Caso o produto tenha detalhes importantes de todos os lados, essa é uma ótima opção. Assim, a imagem mostrará tudo o que o consumidor precisa saber para tomar sua decisão de compra.