Uma das maiores dúvidas de quem está começando um blog, site ou até mesmo loja virtual é o que fazer para que suas páginas fiquem bem posicionadas nos resultados do Google.
Em 2012, o próprio Google publicou um vídeo no YouTube onde eles passam dicas iniciais de SEO (Search Engine Optimization), ideal para quem quer possuir mais visitantes e conquistar mais público através dos sites de busca. Infelizmente o vídeo só se encontra disponível em inglês.
Dicas para ter mais visitantes em seu site
Possua um domínio próprio
Possuir um domínio próprio é essencial para transmitir uma sensação maior de comprometimento e credibilidade com seus usuários.
Além disso, é um investimento muito barato: pagando entre R$ 20 e R$ 40 anuais, você poderá ter seu domínio próprio .com.br
Faça redirecionamento entre o WWW e sem WWW
Quando você configura seu domínio próprio, você tem a opção de escolher entre ele ser acessado com WWW ou sem ele (chamado de naked domain). Para o Google, não existem diferenças entre as duas escolhas. A parte importante é que, as duas opções direcionem corretamente para seu site. Isso é necessário para que todas as propriedades de indexação dos dois endereços sejam consideradas para seu site.
Se inscreva e aprenda a usar o Google para Webmasters
O Google oferece diversas ferramentas gratuitas para os administradores de sites e blogs. Tratam-se das Ferramentas do Google para Webmasters.
Essas ferramentas oferecem funcionalidades importantes sobre informações do seu site e também lhe dão alertas quando algo acontece de errado.
Inclua código do Google Analytics
Adicione em seu site o código para uma ferramenta de análise como o Google Analytics.
Faça isso mesmo que você não for começar a analisar os dados de imediato, pois os dados só são coletados a partir do momento que você o inserir em seu site.
Cuidado com o design
O Google recomenda que o seu site seja claro e agradável aos seus visitantes. Facilite a navegação do usuário e permita que ele encontra o que ele deseja.
Embora possa parecer estranho e não ser compreendido como SEO, um bom layout ajuda a manter o visitante no site após ele chegar do Google.
Defina seu objetivo claramente
“Conversão” é um termo utilizado para definir o seu objetivo a partir do momento que o visitante entre no seu site. Podemos tomar como exemplo a assinatura do seu Newsletter, a compra de um produto, o contato com a sua empresa e outros itens.
O Google recomenda que as conversões ocorram com o menor número possível e maior facilidade possível.
Inclua palavras chave em seus textos
Essa é uma parte muito importante para realizar SEO no seu site com sucesso.
“Palavras chave” são os termos que os usuários procuram nas ferramentas de busca ao realizar uma consulta.
Ao escrever um texto você deve sempre se perguntar quais são os termos que as pessoas vão digitar para procurar a respeito daquele assunto.
Se você quer uma ajuda mais específica, você pode utilizar a Google AdWords Keyword Tool para te ajudar.
Lembre-se de incluir em seu texto as palavras chave de forma natural, sem força-las o tempo inteiro.
Não misture assuntos nos mesmos textos
Ao escrever um texto, procure não misturar assuntos diferentes. A relevância dos seus textos irá diminuir. Se você possui diversos temas diferentes, é melhor dividir em tópicos diferentes.
Anchor Text em links
Quando você cita um artigo seu ou outra página, evite colocar o link em um texto como “clique aqui”. Isso não é bom porque o Google usa o texto âncora para medir a relevância de uma página.
Use e abuse das redes sociais
Utilizar as redes sociais (como Facebook, Twitter, Google+, LinkedIn, entre tantas outras) é necessário para o sucesso do seu site.
Com elas você cria uma comunidade e consegue ter um contato muito maior e mais próximo com as pessoas que visitam o seu site. Isso potencializa muito a divulgação em torno do site.
As redes sociais são perfeitas para maior interação e conectividade com seus fãs e clientes, portanto utilize-as diariamente.
Todas essas dicas são orientações e não são passos mágicos que irão fazer seu site aparecer como o primeiro resultado do Google. Com elas o Google nos mostra que quem tem boas ideias e possui conteúdo de qualidade irá ficar bem posicionado nos resultados das buscas.
A nossa principal dica para SEO é: escreva textos originais, interessantes e de qualidade.