Como funciona a pesquisa do Google
Quando criamos um site queremos que nossos clientes encontrem-nos nas pesquisas do Google, correto? Neste post iremos explicar como o Google rastreia, armazena e mostra as páginas nos resultados de busca.
Como faço para saber se meu site foi indexado pelo Google?
Caso seu site não tenha sido indexado pelo Google, seus clientes não o encontrarão nos resultados. Faça um teste, digite na barra de busca site:seudominio.com.br.
-
As páginas que aparecerão serão as que já foram indexadas pelo Google
-
Se for um novo site, é possível que muitas páginas ainda não tenham sido indexadas, entretanto podemos adicionar um site ao índice do Google e também enviar novas páginas separadamente, isto faz com que os motores de busca priorizem este processo de indexação
-
Caso seu site costumava aparecer, e deixou de ser indexado, você pode estar violando as regras para webmasters do Google
Por onde devo começar a otimização (SEO) do meu site?
Adicione títulos e descrições as páginas de seu site para ajudar seus clientes a identificarem os conteúdos rapidamente.
Títulos “title”
São como títulos de um capítulo de um livro, se forem muitos longos podem confundir as pessoas e se forem curtos como “Serviços” não descrevem a página. Os títulos devem ser descritivos e concisos, para que um site seja bem otimizado, cada página deve ter seu título, isto ajuda com que o Google entenda que a página é útil para a busca.
Descrições “descriptions”
A “description” ao contrário do “title”, pode conter uma ou duas frases, que devem resumir com precisão o conteúdo da página.
“Alt” na imagens
Você tem que descrever as imagens de seu site para os mecanismos de buscas e para os usuários, caso contrário é possível que os robôs do Google e os leitores para deficientes visuais não encontrem suas imagens nas buscas.
Saiba um pouco sobre as regras e técnicas da ferramenta Webmaster do Google
O Webmaster é um painel do Google onde você tem acesso a dados, ferramentas e diagnósticos do seu site.
Siga as regras e diretrizes do Webmaster, assim o Google vai conseguir acessar, reconhecer, confiar e exibir seu site nos resultados de busca.
Conteúdos das páginas e web design
O Google procura por textos que possam ser encontrados e lidos, então nunca utilize imagens no lugar de textos. As palavras escritas em um site ajudam os robôs de busca a entender o conteúdo de uma página e como ela pode ser útil nas buscas.
Diretrizes técnicas
O arquivo robots.txt define quais páginas ou pastas devem ou não ser indexadas pelos buscadores, páginas que não agregam valor como um sistema online de gestão ou o admin do site não relevantes para a busca do Google e não devem ser seguidas.
Qualidade
Estas diretrizes são fundamentais para que o site seja exibido, principalmente por que definem práticas ilícitas e que desclassificariam o site.
-
Crie o site para usuários não para os mecanismos de buscas
-
Evite truques para melhorar a classificação
-
Crie conteúdo próprio e de alta qualidade
Com certeza você ficou interessado né, entre em contato e vamos marcar um café para falarmos mais sobre SEO.
Fonte: Google